Conselho é reconhecido por trabalho com a temática: álcool e outras drogas
 À direita, presidente e conselheira do CRP-16 posam ao lado dos demais homenageados
A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), por meio do Conselho Estadual Sobre Drogas (Coesad-ES), diplomou o Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região (CRP-16) com o Mérito Pela Valorização da Vida.
A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em Vitória, nesta quinta-feira (24). Outras entidades e personalidades que se destacaram no combate às drogas no Espírito Santo também foram homenageadas.
A presidente do CRP-16, Hildiceia dos Santos Affonso, e a conselheira presidente da Comissão de Saúde do Conselho, Sanny Ferreira de Jesus, estiveram na Sejus para receberem o diploma.
Hildiceia agradeceu a homenagem e colocou o Conselho a disposição para parcerias em ações desenvolvidas pelo Coesad e pela Sejus. Ela também destacou que, apesar da curta história do CRP-16 no Espírito Santo, muito vem sendo realizado.
“Existimos aqui no Estado há seis anos, e temos sempre levado os trabalhos feitos na questão das drogas para os psicólogos”, revelou. A presidente também falou sobre as ações do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).
“O nosso Centro de Referência pesquisa e discute a questão das drogas com toda categoria. E também temos um caderno que elaboramos com as políticas públicas nesse trabalho de referências técnicas para a prática”, argumentou.
O CRP-16 foi homenageado por suas ações com a temática de álcool e outras drogas. Confira aqui reunião do Crepop sobre o tema. E veja neste link como foi o evento com participação da secretária-adjunta da Senad.
Casa dos Direitos A conselheira Sanny também agradeceu a diplomação concedida ao CRP-16. Ela ainda destacou a atenção do psicólogo e conselheiro do Coesad, Ítalo Campos, com o CRP16. Sanny lembrou ainda da Casa dos Direitos.
Psicologo Ítalo, presidente Hildiceia e conselheira Sanny "Gostaria de parabenizar também pela inauguração da Casa dos Direitos, na qual o Conselho de Psicologia está participando do Criad (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e dizer que o CRP-16 está à disposição para participar de uma possível agenda sobre esta temática”, afirmou a conselheira.
A Casa dos Direitos é nova a sede do Criad, Coesad e do Conselho Estadual dos Direitos Humanos.
Coesad O presidente do Coesad e também secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli, pontuou algumas parcerias do Conselho com o CRP-16. “O CRP-16 é parceiro nosso na construção do manual para o sistema penitenciário”, argumentou.
Roncalli também disse que espera que o Conselho de Psicologia sempre esteja cada vez mais junto ao Coesad, buscando soluções para área das drogas.
Presenças Estavam presentes no evento, além dos membros do Cesad, os homenageados: o secretário Estadual de Saúde, Anselmo Tozi; o superintendente regional da Polícia Federal, Sérgio Barboza Menezes; além de representantes da Biblioteca Pública Estadual, do Programa de Reabilitação a Saúde do Toxicômano e Alcoolista (Presta) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) - ambos da Polícia Militar.
A homenagem do Coesad fez parte das atividades da Semana Estadual Sobre Drogas.
Com informações do site da Sejus.
|